Primeiros passos

Imagem de flowers, nature, and sky

Ele soltou a minha mão e disse:

– Vai que o mundo é teu.

Mas eu não sabia para onde ir ou qual caminho seguir. Ele disse que o caminho estava dentro de mim. Eu ri e o chamei de brega, embora soubesse que é verdade. A minha força estava toda aqui dentro. Somos como uma fruta suculenta da qual não conseguimos tirar o suco por pura preguiça de espremer. E talvez essa não seja a melhor metáfora para explicar o quão rico é cada ser humano, mas acho que vocês entenderam.

Eu quis caminhar sozinha com o mundo todo pela frente. Mochila nas costas, medo no coração e muitas idéias na cabeça. Corri o mais rápido que pude para sentir o vento no rosto, mas em alguns trechos do caminho eu só parei e observei a paisagem. Ás vezes a gente precisa dar uma pausa, se dar conta do que já conquistou e agradecer. Só isso. E assim se abrem novos caminhos. Infinitos e distintos.

Eu tive medo de escolher, não queria abrir mão de nada. Mas depois descobri que a questão não estava em abdicar e sim em me descobrir. Eu, por natureza, devia pertencer a algum lugar. E lentamente, mas sem parar, fui chegando lá. Lá onde? Não se sabe, pois não existe um final. Eu caminhei sempre, não se chega nunca e essa é a maior recompensa. Os trajetos se alteram e os destinos não terminam.

Mas fui. Fui com tantas dúvidas – elas sempre vão existir – mas não me importei porque eu só precisava de uma certeza. A certeza do que eu quero. O desejo e a vontade de continuar. E isso é o suficiente.

Ele soltou a minha mão e disse:

– Vai, vai que o mundo é teu. Mas eu tô aqui te olhando tá? Se cair, eu te seguro.

Obrigada.

2 comentários sobre “Primeiros passos

Deixe um comentário

